Monte Christo
Development Plan
Integrado no projeto de desenvolvimento urbano do Vale do Harambee, este Plano tem como ambição desenvolver uma nova região urbana, próxima da capital da Namíbia, Windhoek, para, em simbiose com esta, formar, no futuro, a Região Metropolitana de Windhoek.
- Localização
- Monte Christo, Windhoek, Namíbia
- Cliente
- Nuvella (Pty) Ltd.
- Empresa
- A One V Two Namibia (Pty) Ltd.
- Projeto
- 2017-(2020)
- Obra
- N.a.
- Custo de construção
- N.d.
- Serviços prestados
- Plano de Ordenamento Geral | Proposta Preliminar | Proposta de Plano | Programa Base | Estudo Prévio | Anteprojeto de Desenho Urbano | Projeto de Execução | Assistência Técnica
- Dados
- Área: 3811 ha
População Estimada: 185 000
Unidades Habitacionais: 50 000


- Descrição
- Fazer a diferença, trabalhando em projetos estruturantes, é o sonho de qualquer projetista e é o que acontece com o Monte Christo Development Plan. Este Plano, integrado no projeto de desenvolvimento urbano do Vale do Harambee, tem como ambição desenvolver uma nova região urbana, próxima da capital da Namíbia, Windhoek, para, em simbiose com esta, formar, no futuro, a Região Metropolitana de Windhoek, sendo que o cliente pretende, não só o desenvolvimento de uma nova área urbana atrativa em termos económicos, mas também, que esta se torne em mais uma referência para a Namíbia, pelo cuidado na integração das raízes africanas e em comunhão com as teorias desenvolvidas durante seculo XIX no pensamento da cidade ideal. O Plano abrange um total de 3811 hectares, dos quais, 2400 hectares, com capacidade de urbanização. Está localizado na região noroeste da cidade de Windhoek, a aproximadamente 20 km do seu centro.
- O Modelo de Ocupação Territorial que esta a ser desenvolvido, incorpora cerca de 50 mil Unidades Habitacionais. A estrutura programática definida para o desenvolvimento deste plano integra áreas funcionais significativas para a definição do conceito e para a estrutura de ocupação geral, tais como: Localização e estruturação de uma Zona Central de Negócios; Localização de Polos de desenvolvimento Industrial e Serviço integrando áreas de Startups e empresas internacionais ligadas como a construção sustentável para o início do desenvolvimento da cidade; Tratamento da Faixa Ribeirinha em conceção com áreas de usos de Lazer, Recreativas e Culturais e a criação de uma Estrutura Ecológica de Fundamental através de Cinturões Verdes de integração das diferentes Zonas, Usos e Densidades formando Parques Circulares. O conceito desenvolvimento subjacente pretende dar ao território a possibilidade de desenvolvimento urbano ligando os conhecimentos intrínsecos e as necessidades atuais da sociedade em vivência urbana.
- Desta forma o conceito incorpora a fusão entre o conceito formal do desenho/ocupação das aldeias africanas indígenas, conhecido como Fractal Villages (Padrão Fractal) através do qual um grupo de casas são agrupadas em torno de um centro que gera a sustentabilidade do conjunto, e o conceito da Garden City (Cidade Ecológica) em comunhão com as características intrínsecas do território. Este projeto pretende também evidenciar a capacidade de ordenar o território de modo a ser adaptável, este conceito foi implementado na estruturação da rede de circulação, nomeadamente através da majoração dos canais de reserva para as áreas de circulação, prometido adaptarem-se as necessidades/exigências de deslocações/modos, de crescimento e evolução das sociedades. A A1V2 é responsável pela Gestão do Projeto, pelo Planeamento Territorial e Urbanismo, pelo apoio às componentes de Paisagismo, Sistema Integrado de Mobilidade e Transporte e Sistema de Micro Acessibilidade.